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CONTEXTUALIZAÇÃO
O Ensino Superior desempenha um papel preponderante no desenvolvimento socioeconómico e cultural das nações, configurando-se como epicentro da produção do conhecimento, da inovação e da formação de capital humano qualificado. No entanto, o exponencial crescimento da demanda por educação superior, aliado à globalização dos padrões de qualidade, impõe desafios substanciais às instituições académicas, que necessitam garantir não apenas a relevância e sustentabilidade dos seus programas, mas também a sua competitividade num cenário internacional cada vez mais exigente.
A avaliação e a garantia da qualidade (GAQ) constituem ferramentas essenciais para o fortalecimento institucional, promovendo a equidade e a inovação. Harvey e Green (1993) entendem a qualidade como um conceito multidimensional, abrangendo excelência, consistência e transformação. Dessa forma, para além dos indicadores convencionais, como taxas de graduação, empregabilidade e desempenho académico, outros fatores são determinantes para uma avaliação holística da educação superior. Destacam-se, nesse contexto, a capacidade das instituições de ensino em fomentar o pensamento crítico, reflexivo e independente no seio da comunidade académica e científica, bem como de articular os currículos académicos com as demandas do mercado de trabalho. Iniciativas como parcerias com o sector produtivo e a incorporação de práticas profissionais ao longo da formação académica são estratégias fundamentais nesse sentido.
Nesse cenário, a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), comprometida com a excelência académica e a promoção de um ensino superior inclusivo e sustentável, desempenha um papel central na discussão sobre os desafios da qualidade na educação superior africana e, em particular, moçambicana. A instituição oferece uma ampla gama de cursos de graduação e pós-graduação, devidamente acreditados pelo Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior, alicerçados em princípios de inovação pedagógica e formação de profissionais altamente qualificados.
Diante desse contexto, esta conferência internacional pretende debater a complexidade da qualidade no Ensino Superior, enfatizando a realidade académica africana e moçambicana. O evento promoverá a troca de experiências e boas práticas, discutindo metodologias inovadoras e abordagens que transcendam os indicadores tradicionais. A UP-Maputo, por meio de suas estruturas académicas e do seu compromisso com a melhoria contínua, contribuirá significativamente para o debate sobre a construção de uma educação superior de qualidade, sustentável e alinhada com as exigências contemporâneas.
OBJECTIVOS
GERAL
Fomentar um espaço de diálogo sobre os avanços, desafios e perspectivas na avaliação e garantia de qualidade no Ensino Superior, com ênfase em abordagens inovadoras e na adaptação e busca e provisão de respostas às especificidades locais.
ESPECÍFICOS
1
Explorar metodologias integradas de avaliação qualitativa e quantitativa.
2
Discutir a sustentabilidade financeira das instituições e seu impacto na qualidade.
3
Analisar o papel da inclusão e diversidade na garantia da qualidade.
4
Propor estratégias para a integração de tecnologias emergentes no processo avaliativo.
5
Identificar boas práticas internacionais e adaptá-las ao contexto local.
6
Comparar os diversos mecanismos de garantia da qualidade (inter)nacionais aos locais.
7
Discutir propostas de instrumentos endógenos para a garantia da qualidade.
8
Sustentar estratégias de gestão e governação universitária na base dos critérios de garantia de qualidade.
PÚBLICO-ALVO
Gestores e líderes de Instituições de Ensino Superior
Académicos e investigadores em qualidade educacional
Estudantes de pós-graduação
Representantes de agências de acreditação e regulação
Organizações não-governamentais atuantes no setor da educação
METODOLOGIA
O seminário será estruturado em painéis temáticos, comunicações orais, workshops interativos e sessões plenárias. A metodologia enfatizará a troca de experiências, estudos de caso e práticas colaborativas. Além disso, haverá a apresentação de artigos científicos e a publicação de um relatório final com recomendações.
EIXOS TEMÁTICOS
As políticas públicas desempenham papel crucial na qualidade e sustentabilidade das IES. De acordo com Altbach et al. (2009), o financiamento adequado e estratégias governamentais consistentes são elementos estruturais para a competitividade global das universidades. Este eixo discutirá:
- Impacto das políticas de financiamento na qualidade.
- Estratégias para sustentabilidade financeira em contextos desafiadores.
- Modelos de colaboração público-privada.
RESULTADOS ESPERADOS
1. Relatório consolidado com recomendações práticas sobre os temas discutidos.
2. Articulações entre stakeholders para promover iniciativas conjuntas.
3. Publicação de um compêndio com artigos apresentados.
4. Fortalecimento das redes de cooperação internacional e local.
CONVIDADOS ESPECIAIS (ORADORES)


DATAS IMPORTANTES
Submissão de resumos, pelos oradores até ao dia 10 de Setembro de 2025, ao canal de inscrição;
Comunicação aos autores de trabalhos aprovados e publicação do livro de resumos até ao dia 30 de Setembro;
Submissão de artigos finais das comunicações até ao dia 31 de Outubro;
Datas de realização: 13 e 14 de Novembro de 2025.
PROGRAMA ABREVIADO
14 de Novembro
Local: Anfiteatro da FEP
Modalidade híbrida (presencial e online)
14:30 - 15:00 | Sessão de abertura |
15:00 - 16:00 | Conferência de Abertura |
15 de Novembro
Local: Anfiteatro da FEP
Modalidade híbrida (presencial e online)
15:00 - 16:00 | Conferência de encerramento Professor. Francisco Júnior (Chefa da Repartição de Edição de Normas Técnicas - na Divisão de Normalização do INNOQ) |
LOCAL DA CONFERÊNCIA
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Endereço: Av. de Trabalho nº 2482, Campus de Lhanguene - Maputo
Telefone: +258
Email: @up.ac.mz
