CONTEXTUALIZAÇÃO

O Ensino Superior desempenha um papel preponderante no desenvolvimento socioeconómico e cultural das nações, configurando-se como epicentro da produção do conhecimento, da inovação e da formação de capital humano qualificado. No entanto, o exponencial crescimento da demanda por educação superior, aliado à globalização dos padrões de qualidade, impõe desafios substanciais às instituições académicas, que necessitam garantir não apenas a relevância e sustentabilidade dos seus programas, mas também a sua competitividade num cenário internacional cada vez mais exigente.

A avaliação e a garantia da qualidade (GAQ) constituem ferramentas essenciais para o fortalecimento institucional, promovendo a equidade e a inovação. Harvey e Green (1993) entendem a qualidade como um conceito multidimensional, abrangendo excelência, consistência e transformação. Dessa forma, para além dos indicadores convencionais, como taxas de graduação, empregabilidade e desempenho académico, outros fatores são determinantes para uma avaliação holística da educação superior. Destacam-se, nesse contexto, a capacidade das instituições de ensino em fomentar o pensamento crítico, reflexivo e independente no seio da comunidade académica e científica, bem como de articular os currículos académicos com as demandas do mercado de trabalho. Iniciativas como parcerias com o sector produtivo e a incorporação de práticas profissionais ao longo da formação académica são estratégias fundamentais nesse sentido.

Nesse cenário, a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), comprometida com a excelência académica e a promoção de um ensino superior inclusivo e sustentável, desempenha um papel central na discussão sobre os desafios da qualidade na educação superior africana e, em particular, moçambicana. A instituição oferece uma ampla gama de cursos de graduação e pós-graduação, devidamente acreditados pelo Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior, alicerçados em princípios de inovação pedagógica e formação de profissionais altamente qualificados.

Diante desse contexto, esta conferência internacional pretende debater a complexidade da qualidade no Ensino Superior, enfatizando a realidade académica africana e moçambicana. O evento promoverá a troca de experiências e boas práticas, discutindo metodologias inovadoras e abordagens que transcendam os indicadores tradicionais. A UP-Maputo, por meio de suas estruturas académicas e do seu compromisso com a melhoria contínua, contribuirá significativamente para o debate sobre a construção de uma educação superior de qualidade, sustentável e alinhada com as exigências contemporâneas.

OBJECTIVOS

GERAL

Fomentar um espaço de diálogo sobre os avanços, desafios e perspectivas na avaliação e garantia de qualidade no Ensino Superior, com ênfase em abordagens inovadoras e na adaptação e busca e provisão de respostas às especificidades locais.

ESPECÍFICOS

1

Explorar metodologias integradas de avaliação qualitativa e quantitativa. 

2

Discutir a sustentabilidade financeira das instituições e seu impacto na qualidade. 

3

Analisar o papel da inclusão e diversidade na garantia da qualidade. 

4

Propor estratégias para a integração de tecnologias emergentes no processo avaliativo. 

5

Identificar boas práticas internacionais e adaptá-las ao contexto local. 

6

Comparar os diversos mecanismos de garantia da qualidade (inter)nacionais aos locais.  

7

Discutir propostas de instrumentos endógenos para a garantia da qualidade. 

8

Sustentar estratégias de gestão e governação universitária na base dos critérios de garantia de qualidade. 

PÚBLICO-ALVO

Gestores e líderes de Instituições de Ensino Superior 

Académicos e investigadores em qualidade educacional

Estudantes de pós-graduação

Representantes de agências de acreditação e regulação

Organizações não-governamentais atuantes no setor da educação

METODOLOGIA

O seminário será estruturado em painéis temáticos, comunicações orais, workshops interativos e sessões plenárias. A metodologia enfatizará a troca de experiências, estudos de caso e práticas colaborativas. Além disso, haverá a apresentação de artigos científicos e a publicação de um relatório final com recomendações.